Quem somos

Muito prazer, AÊ! UFF. Somos a Agência Experimental da Universidade Federal Fluminense e desde 2010, promovemos de forma criativa e cuidadosa a democratização do acesso ao conhecimento publicitário através de um time excelente de alunos e professores que compõem a agência.

Com o foco principal em publicidade comunitária e social, nós atendemos clientes reais gratuitamente, entre eles estão empreendedores locais, projetos sociais e de cidadania, eventos acadêmicos e a própria UFF. De uma maneira criativa e cuidadosa, planejamos e realizamos campanhas publicitárias em parceria com  pessoas e comunidades, conectando vidas e histórias.

Com orientação dos professores das disciplinas de Planejamento de Campanha, Realização de Campanha, Produção Audiovisual e Marketing Digital conseguimos capacitar nossos clientes e beneficiar a comunidade acadêmica.

HEADS
Os professores que estão à frente do projeto pedagógico e das campanhas desenvolvidas pela agência.

Patrícia Saldanha

Doutora em Comunicação e Cultura,  professora da disciplina de Planejamento de Campanha na UFF. Presente desde a institucionalização da AÊ!UFF em 2012. Fundadora e Coordenadora Geral do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social).

Pablo Nabarrete Bastos

Doutor em Ciências da Comunicação, professor da disciplina de Realização de Campanha. Coordenaor Pedagógico do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social).

APOIO
Os professores que apoiam e colaboram com a realização das campanhas, orientando os alunos em suas respectivas áreas.

Guilherme Lima

Doutor em Comunicação Social, professor da disciplina Produção Audiovisual.

Andrea Hecksher

Doutora em Sistemas Ocupacionais, Diretora de Arte, Pesquisadora e Professora da UFF.

Anderson Ortiz

Doutor de Comunicação Social e Fundador da Agência de Marketing Digital Cluster.

Serviços

AÊ! UFF é dividida em duas disciplinas do Curso de Publicidade e Propaganda da UFF, com parceria de outros projetos do campus de acordo com a demanda.

Na cadeira de Planejamento de Campanha os alunos vivenciam uma experiência prática, são apresentados a um cliente real e tem de elaborar um planejamento para ele de acordo com a sua realidade e necessidade.

A turma é geralmente dividida em grupos, onde cada uma elabora um documento com perspectivas diferentes para a marca e, ao final, o cliente junto a uma banca especializada determinam qual será o planejamento a ser seguido.

A partir de um profundo entendimento a respeito de quem é o nosso cliente e o mercado em que ele está inserido, a turma desenvolve um trabalho completo de planejamento, a fim de elaborar uma campanha totalmente personalizada e assertiva. O documento conta com histórico de marca, posicionamento, target, concorrência, histórico comunicacional, definição de problemas, conceito, slogan, peças conceito, estratégia e ações táticas.

Depois dessa etapa de Planejamento, chega a hora da execução! No semestre seguinte, os alunos passam para a cadeira de Realização de Campanha, onde as informações levantadas anteriormente são revistas em conjunto, a fim de pôr estratégias e táticas já traçadas em prática.

HISTÓRICO

A AÊ! UFF nasceu em 2010 com o objetivo de apresentar novas narrativas do fazer publicitário para os alunos e preparar esses futuros comunicadores de maneira qualificada, porém, fugindo um pouco do fazer puramente técnico e mercadológico.

Apesar de funcionar desde 2010, a agência se institucionalizou somente em 2012, após o prêmio Expocom de Agência Jr.*,  um dos inúmeros projetos que surgiu da vontade de produzir e excelência dos alunos e professores, junto ao suporte que a Universidade Federal Fluminense deu e continua dando para que ela aconteça.

Em 2011, o projeto realizado para o Instituto Benjamin Constant “O IBC não pode fechar” se torna uma peça fundamental para que a então orientadora e responsável pela agência, professora Patrícia Saldanha, encaixasse o trabalho realizado pela UFF dentro do conceito de Publicidade Social. Foi a partir desse caso que a construção do trabalho em Publicidade Social na UFF alavancou, o que originou posteriormente o LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) e a proposta até hoje aplicada na AÊ! UFF.

* PRÊMIO EXPOCOM DE AGÊNCIA JR.

O Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação) é destinado a valorizar os trabalhos produzidos por estudantes no âmbito dos cursos de graduação – bacharelado ou superior tecnológico – afetos à área da Comunicação.

INTERCOM

Skip to content