![AEUFF-Itaborai-das-Artes-00-1](http://ae.uff.br/wp-content/uploads/sites/376/2022/07/AEUFF-Itaborai-das-Artes-00-1.png)
Itaboraí das Artes
Ano
2021-2022
Cliente
Itaboraí das Artes
ORIENTAÇÃO
Patrícia Saldanha e Pablo Nabarrete Bastos
monitoria
Leear Martiniano
ALUNOS
ATENDIMENTO / PLANEJAMENTO
Daniel de Paula, Natalie Rodrigues, Thaina Chagas e Victor Carvalho
PLANEJAMENTO DIGITAL
Ana Clara Abifadel, Bruno Mendes, Clara Chagas, Fernanda Simões e Thiago Lessa
DIREÇÃO DE ARTE
Bernardo Ancillotti, Felipe Rocha, Júlia Ferreira e Thiago Oliveira
REDAÇÃO
Alcimar Campos, Ana Carolina Vieira, Beatriz Santos, Gabriel Branco, Letícia Gusmão e Marcos Leandro
PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Amanda Guimarães, Caio Porto, Leonardo Farias e Victor Rossine
O Itaboraí das Artes teve seu início com o TCC “Planejamento de campanha para valorização do trabalho das pequenas olarias familiares de Itaboraí” (2018), de Beatriz Paiva (UFF). A princípio voltado para as olarias do município, o projeto recebeu o nome de “Moldando o Futuro”, e foi desenvolvido pelo Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS), da UFF, em parceria com a ONG Criar Brasil e com apoio do Programa Luz Solidária, da Enel, via Edital. Em seguida, a fim de valorizar toda a produção artesanal local e produzir sustento para as famílias que vivem dessa atividade, o projeto foi ampliado para contemplar também outros fazeres artesanais e passou a se chamar Itaboraí das Artes.
A campanha foi pautada em pilares da Publicidade Social Transversal, como comunicação comunitária, respeito à pluralidade, múltiplos saberes e construção coletiva do conhecimento, e foi estruturada em uma série de ações táticas, que vão desde a construção da identidade até a presença nas redes sociais digitais.