Quem somos
Muito prazer, AÊ! UFF. Somos a Agência Experimental da Universidade Federal Fluminense e desde 2010, promovemos de forma criativa e cuidadosa a democratização do acesso ao conhecimento publicitário através de um time excelente de alunos e professores que compõem a agência.
Com o foco principal em publicidade comunitária e social, nós atendemos clientes reais gratuitamente, entre eles estão empreendedores locais, projetos sociais e de cidadania, eventos acadêmicos e a própria UFF. De uma maneira criativa e cuidadosa, planejamos e realizamos campanhas publicitárias em parceria com pessoas e comunidades, conectando vidas e histórias.
Com orientação dos professores das disciplinas de Planejamento de Campanha, Realização de Campanha, Produção Audiovisual e Marketing Digital conseguimos capacitar nossos clientes e beneficiar a comunidade acadêmica.
HEADS
Os professores que estão à frente do projeto pedagógico e das campanhas desenvolvidas pela agência.
![](http://ae.uff.br/wp-content/uploads/sites/376/2022/07/Patricia.png)
Patrícia Saldanha
Doutora em Comunicação e Cultura, professora da disciplina de Planejamento de Campanha na UFF. Presente desde a institucionalização da AÊ!UFF em 2012. Fundadora e Coordenadora Geral do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social).
![](http://ae.uff.br/wp-content/uploads/sites/376/2022/07/Pablo-Nabarrete.png)
Pablo Nabarrete Bastos
Doutor em Ciências da Comunicação, professor da disciplina de Realização de Campanha. Coordenaor Pedagógico do LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social).
APOIO
Os professores que apoiam e colaboram com a realização das campanhas, orientando os alunos em suas respectivas áreas.
![](http://ae.uff.br/wp-content/uploads/sites/376/2022/07/Guilherme.png)
Guilherme Lima
Doutor em Comunicação Social, professor da disciplina Produção Audiovisual.
![](http://ae.uff.br/wp-content/uploads/sites/376/2022/07/Andrea.png)
Andrea Hecksher
Doutora em Sistemas Ocupacionais, Diretora de Arte, Pesquisadora e Professora da UFF.
![](http://ae.uff.br/wp-content/uploads/sites/376/2022/07/Anderson.png)
Anderson Ortiz
Doutor de Comunicação Social e Fundador da Agência de Marketing Digital Cluster.
Serviços
AÊ! UFF é dividida em duas disciplinas do Curso de Publicidade e Propaganda da UFF, com parceria de outros projetos do campus de acordo com a demanda.
Na cadeira de Planejamento de Campanha os alunos vivenciam uma experiência prática, são apresentados a um cliente real e tem de elaborar um planejamento para ele de acordo com a sua realidade e necessidade.
A turma é geralmente dividida em grupos, onde cada uma elabora um documento com perspectivas diferentes para a marca e, ao final, o cliente junto a uma banca especializada determinam qual será o planejamento a ser seguido.
A partir de um profundo entendimento a respeito de quem é o nosso cliente e o mercado em que ele está inserido, a turma desenvolve um trabalho completo de planejamento, a fim de elaborar uma campanha totalmente personalizada e assertiva. O documento conta com histórico de marca, posicionamento, target, concorrência, histórico comunicacional, definição de problemas, conceito, slogan, peças conceito, estratégia e ações táticas.
Depois dessa etapa de Planejamento, chega a hora da execução! No semestre seguinte, os alunos passam para a cadeira de Realização de Campanha, onde as informações levantadas anteriormente são revistas em conjunto, a fim de pôr estratégias e táticas já traçadas em prática.
HISTÓRICO
A AÊ! UFF nasceu em 2010 com o objetivo de apresentar novas narrativas do fazer publicitário para os alunos e preparar esses futuros comunicadores de maneira qualificada, porém, fugindo um pouco do fazer puramente técnico e mercadológico.
Apesar de funcionar desde 2010, a agência se institucionalizou somente em 2012, após o prêmio Expocom de Agência Jr.*, um dos inúmeros projetos que surgiu da vontade de produzir e excelência dos alunos e professores, junto ao suporte que a Universidade Federal Fluminense deu e continua dando para que ela aconteça.
Em 2011, o projeto realizado para o Instituto Benjamin Constant “O IBC não pode fechar” se torna uma peça fundamental para que a então orientadora e responsável pela agência, professora Patrícia Saldanha, encaixasse o trabalho realizado pela UFF dentro do conceito de Publicidade Social. Foi a partir desse caso que a construção do trabalho em Publicidade Social na UFF alavancou, o que originou posteriormente o LACCOPS (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) e a proposta até hoje aplicada na AÊ! UFF.
* PRÊMIO EXPOCOM DE AGÊNCIA JR.
O Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação) é destinado a valorizar os trabalhos produzidos por estudantes no âmbito dos cursos de graduação – bacharelado ou superior tecnológico – afetos à área da Comunicação.